terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Resenha | Insurgente, de Veronica Roth

Insurgente
Uma Escolha pode te destruir

     Imagine você ser caçado por algo que é incapaz de controlar. Imagine que você é considerado uma ameaça por uma coisa que você nem ao menos entende o que é. Imagine ter algo em seu cérebro que te torna diferente dos outros. Imagine que você é um Divergente...
     Esse foi o motivo do ataque da Audácia, sob o comando da Erudição, à Abnegação.
     Será que depois de tanta morte e de tanto caos, a guerra chegou ao fim? Não. Ela apenas começou...

     Depois do ataque, a estrutura da cidade está comprometida. A Audácia e a Abnegação estão dispersas, enquanto a Franqueza e Amizade estão à mercê da Erudição.
Tris, Quatro, Marcus, Caleb e Peter estão a caminho de abrigo na Sede da Amizade, e tentando descobrir uma maneira de como terminar com essa guerra.
     Jeanine está decidida a exterminar os Divergentes; mas ao invés de simplesmente matá-los, começa a fazer estudos para desenvolver um soro que seja imbatível, podendo assim, controlar qualquer pessoa. Até que chega a uma conclusão: só uma pessoa é capaz de dar a resposta.
     Só que Jeanine estava muito preocupada com a Abnegação, onde a maioria dos Divergentes supostamente estava. Porém, esquece dos sem-facção, que formam um grupo mais forte que as próprias facções: os Insurgentes, liderado por Evelyn Eaton.
E é aí que se iniciará uma nova guerra contra a Erudição. Será que Tris e seus amigos vão virar Insurgentes? Será que vão ceder a Jeanine? Fugir? Lutar por conta própria?
     A única coisa que Tris tem certeza, é de que está decidida a proteger quem ama a todo custo. O luto da morte de seus pais, a culpa pela morte de Will, e a responsabilidade pelo futuro da cidade está todo sobre seus ombros. E ainda tem de ter de lidar com seus sentimentos - seu relacionamento que está abalado; ela vai tomar decisões arriscadas, colocando as pessoas que ama, em primeiro lugar.
Até que um segredo é revelado... uma revelação que mudará tudo.



     Insurgente é o segundo livro da trilogia Divergente, de Veronica Roth.
     Insurgente está repleto de ação, conflitos, descobertas, e desfechos inesperados. Toda a sociedade que é formada em Divergente, será destruída em Insurgente.
     A narrativa é feita somente pela Tris. A trama é super envolvente e muito bem feita, dando uma continuação excelente e à altura ao primeiro livro da trilogia.
     Podemos perceber a evolução de cada personagem, como reagem a cada situação inesperada, fazendo com que o leitor se veja dentro da trama.
     É o meu livro preferido da trilogia, por conter mais ação. Ele me prendeu desde a primeira página até a última.
     Por mais que você ache o começo um pouco cansativo, não se preocupe, com o decorrer da história, você se prende e a leitura flui mais rápido. O foco continua sendo o dilema da Tris - em seu futuro, em seu relacionamento, e em suas escolhas. Mas sem dúvida, abrange mais que isso. Aparecem novos personagens, novas confusões, novos apuros, e é muito envolvente.
     Além da história em si, temos o aspecto social, a crítica presente por trás daquela sociedade. Resumindo: um conjunto de conflitos, lutas, romance, escolhas, e críticas à nossa sociedade, compõem Insurgente.

Título original: Insurgent
Título: Insurgente
Autor(a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 512
Capa: Brochura
Ano: 2013

Classificação: 5/5 milk shakes


Nenhum comentário:

Postar um comentário