quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Resenha: Divergente, de Veronica Roth



Divergente, de Veronica Roth

                          
“Uma escolha pode te transformar”


  Uma mistura de ficção, ação e romance, Divergente é o primeiro livro da trilogia distópica escrita pela americana Veronica Roth.



A distopia apresenta um cenário futurístico da cidade de Chicago, onde a sociedade é dividida em 5 facções: Audácia, Erudição, Abnegação, Amizade e Franqueza. Conta-se a história de Beatrice Prior, uma jovem de 16 anos nascida na Abnegação. Tudo começa quando Beatrice é submetida ao teste de aptidão que revelará a qual facção ela deverá fazer parte. Beatrice é surpreendida com o resultado de seu teste: Divergente. Sem saber muito o que isso significa, e sem ter ideia do perigo que corre por ser um divergente, ela se encontra em um dilema: permanecer em um lugar em que não se sente adaptada, porém, com a sua família, ou abandonar sua facção de origem e todos que amam e embarcar em uma nova vida em outra facção.

   "Por um momento, encaro meus olhos no espelho. Hoje é o dia do teste de aptidão que me mostrará a qual das cinco facções eu pertenço. E amanhã, na Cerimônia de Escolha, escolherei uma; escolherei o caminho que vou trilhar pelo resto da minha vida; escolherei se devo ficar com minha família ou abandoná-la." (Página 8)






    
  Na cerimônia de escolha, surpreende a todos ao escolher a facção oposta à sua, a Audácia. O que parece que será a conquista da liberdade que tanto esperava, vai se tornar em desafios que nunca imaginou ter de enfrentar.
   Lá é submetida a uma iniciação, pelo qual o seu rendimento determinará o seu futuro na facção - se será uma audaciosa, se morrerá tentando se tornar uma, ou se se tornará uma sem-facção. Na Audácia, ela terá de lutar, passar por diversos testes físicos e mentais, e inclusive, trocar sou nome - Tris. Fará amigos fiéis e inimigos mortais, se apaixonará, e descobrirá o verdadeiro risco de ser uma Divergente. A sua escolha mudará sua vida para sempre, e fará com que tome atitudes arriscadas, e a finalmente descobrir sua verdadeira identidade.
      
                              "Uma escolha pode te transformar."

   Divergente tem uma trama muito envolvente, que fará com que você se apaixone pela história e pelos personagens. A narrativa é feita unicamente por Beatrice, o que pode ser um ponto negativo, pois talvez a leitura fique um pouco cansativa, devido ela ser uma personagem com muitos conflitos internos e externos. Mas, esse pode ser o mesmo motivo pelo qual muitos a amarão ainda mais. No entanto, o romance e ação que surgem, deixa tudo ainda mais interessante.
   Uma coisa positiva, na minha opinião, é que a história não se prende unicamente a um aspecto. Mostra a sociedade e o desafio de Tris de sobreviver ali; mostra o drama de sua família, de seus amigos e de sua primeira paixão; e mostra como ela lidará com as consequências de suas decisões.
Para quem é fã de livros que façam você refletir sobre valores, escolhas e atitudes, Divergente é uma ótima opção.


Livro:  Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Data de lançamento: 10 de novembro de 2012
Quantidade de páginas: 504
Capa: Brochura
Título original: Divergent 
Classificação: 4/5 estrelas 


Autor da Resenha: Mylena Santos

2 comentários:

  1. Me apaixonei por esse Blog. Posso dar uma sugestão ? Vocês podiam fazer Vlogs - com resenhas, Tags, e etc.. - e post que tenham a haver com o tal Livro. Sabe, como por exemplo A Escolha de Seu Pai Olimpiano, Ou sua Facção, Leitores Novatos Precisam disso ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muuuito felizes em saber que você tenha gostado !! Sua sugestão para post já está devidamente anotada !! E em relação ao Vlog, nós iremos fazer sim, provavelmente começaremos no mês de Março. Então , é só aguardar ;D

      Excluir