quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Resenha: Seraphina - A Garota com Coração de Dragão

A Garota com Coração de Dragão.




            Escrito por Rachel Hartman, Seraphina – A Garota com Coração de Dragão, foi publicado pela editora Jangada. Conta a história da jovem que dá nome ao título, Seraphina, uma meio-dragão.
            Neste livro, dragões são seres absurdamente inteligentes e calculistas, dotados de uma matemática extremamente avançada comparada a dos homens, além de ciências e astrologia. Podem se transformar em seres humanos, porém, não possuem sentimentos como amor e compaixão, sendo que, senti-los, é considerado um crime para a espécie. Quando estão nessa forma, recebem o nome de saarantrai ou saar. Este é, com certeza, um dos maiores méritos do livro; não seguir o esteriótipo de dragões como seres submissos a humanos e inferiores em inteligência. O caso é tão contrário que, nesta história, alguns deles são professores e generais influentes, fazendo com que a espécie seja um dos maiores focos do livro e tornando-a mais interessante do que nunca.
            O pai de Seraphina, advogado da família real, especializado nas leis que unem e protegem dragões e humanos, tendo de coloca-las em prática perante os povos, acaba, sem saber, descumprindo a maior delas: casa-se com uma dragão. Porém, só vai descobrir tal fato quando sua filha nasce, e a mãe morre no parto. Pelo medo de seu crime ser descoberto, o homem dá à menina uma dura criação, fazendo-a encontrar segurança na música e em seu tio Orma, um dragão que, também quebrando as leis, passa a sentir afeição e carinho pela jovem meio-dragão.
            Com onze anos, escamas dragontinas começam a se manifestar no corpo de Seraphina (mais especificamente em seus braços e cintura) deixando seu pai e ela apavorados. Com medo de ser descoberto, o homem tenta sempre evitar ao máximo que sua filha chame qualquer tipo de atenção; mas, para seu azar, ela é escolhida como assistente do Mestre de Música do Palácio e designada para dar aulas à princesa Glisselda. Sem hesitar, ela vai embora de casa e se muda para o castelo.
            O livro se passa na Idade Média, em um local chamado Goredd, cidade-estado da personagem principal. Exatamente na época em que Seraphina começa a trabalhar no palácio, uma data muito importante para todos se aproxima: o aniversário do Tratado de Paz de 40 anos entre dragões e humanos, no qual a Rainha e todo o povo receberá Admagar Commonot, líder-general dos dragões, para as celebrações no palácio e o reafirmamento do Tratado.



             Porém, antes disso, uma morte misteriosa ocorre, da maneira típica dos dragões: com a cabeça arrancada, causando reboliço e dando expectativas paras as pessoas que são contra a integração entres homens e saars, permitindo-os acusar um dragão de ter matado um membro da realeza, deixando todos muito assustados e desconfiados.
            Com a ajuda da jovem, o príncipe e líder da Guarda da Rainha, Lucian Kiggs, tenta descobrir o mais rápido possível o culpado do ataque e ambos acabam caindo na trama de um golpe muito maior, envolvendo traições, intrigas do passado e a história de Seraphina, enquanto a menina tem que lidar com sua paixão impossível, medo de que possam descobrir sobre ela, conflitos em sua mente e o amor impossível.
            Fugindo de todos os estereótipos e clichês, Seraphina mostra o preconceito não entre escalas sociais ou homens e mulheres, e sim entre duas raças que, mesmo depois da paz, não sabem exatamente como viver juntas e buscam quebrar as barreiras deste preconceito.
            Lindamente escrito, com muita referência à música, o livro descreve todos os sons, cores e lugares de uma maneira única e apaixonante, com uma história admirável e completamente original, além de personagens únicos que cativam a cada nova página. Os mistérios ao invés de serem revelados, aumentam a cada parágrafo e o vilão sempre pode ser o mocinho.
        Recomendado principalmente ao público jovem, Seraphina foi Best-seller do New York Times, com razão e fazendo valer seu lugar, é mágico e indispensável para leitores assíduos, apaixonados por bons suspenses, ficção e um romance perfeitamente bem dosado.

        “Seraphina tem uma trama original, equilibrado, envolvente, com romance e muito mistérios, e uma personagem tão inteligente e perspicaz que torna a leitura ainda mais prazerosa.” – Blog Foforks

            “Com o mesmo brilho prateado das escamas dos dragões e uma heroína que conquista um lugar cativo no nosso coração, e que não vai sair da sua mente, este é um livro que vale a pena ter, para ler, reler e sonhar.” – Naomi Novik, autora best-seller do New York Times


            Livro: Seraphina - A Garota com Coração de Dragão
            Autora: Rchael Hartman 
            Editora: Jangada
            Data de Lançamento: 10 de Julho de 2012
            Quantidade de páginas: 384 
            Título Original: Seraphina
            Classificação: 4/5 estrelas

Autora da Resenha: Ana Luiza Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário