terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Resenha | The 100, de Kass Morgan

The 100
Os escolhidos


     Bom, acredito que a maioria deve conhecer a série The 100, que é exibida no canal CW. Para quem não sabe, a série que agora está sendo exibida sua segunda temporada, foi inspirada e baseada na saga The 100, de Kass Morgan.


     Depois de uma guerra nuclear na Terra, que erradiou radiação ao mundo inteiro, e tornou a civilização terrestre extinta, as pessoas foram obrigadas a viver no espaço, em espacionaves. Essas espacionaves formaram uma Colônia.
     Três séculos após a fundação da Colônia, ela ainda continua em órbita, sendo a casa de milhares de pessoas. Mas, a vida na Colônia não é muito fácil, pois as regras são muito severas: toque de recolher, quantidade limitada de água e energia elétrica, além de ser permitido apenas um filho por família. Os criminosos eram julgados e executados - jogados no espaço -, e os jovens delinquentes eram mantidos na prisão até completar 18 anos e chegar o dia de seu julgamento.
     Com o passar do tempo e o crescimento constante da população, os recursos estão ficando escassos, e os governantes precisam encontrar uma maneira de manter a humanidade viva.
Então, tomam uma decisão. Cem jovens detidos - a quem consideram um desperdício de recursos - são escolhidos e enviados à uma missão perigosa e arriscada: voltar para a Terra, e descobrir se esta já está habitável novamente.
     O livro conta o drama de 4 jovens que estão entre os cem escolhidos: Clarke, que foi acusada como cúmplice do crime de seus pais; Wells, ex-namorado de Clarke, que consegue se infiltrar na missão para tomar conta dela. Glass, detida por quebrar uma das severas regras; e Bellamy, um jovem que embarca nessa missão quase suicida para proteger sua irmã mais nova.
     Será que dá tempo de fugir dessa missão? Será que todos conseguirão chegar à Terra em segurança? O que será que está à espera desses jovens?
     A narrativa está em terceira pessoa, narrando os pensamentos e falas de Clarke, Wells, Bellamy e Glass; inclusive os flashbacks que nos ajudam a entender melhor o contexto de como o enredo foi construído.
Apesar da história ser bem elaborada, a autora deixou a desejar quanto aos personagens. Eles não foram muito bem explorados como deveriam.
E apesar também de ser considerado uma distopia, faltou ação. Classifico como um "livro introdutório", pois por mais que falte ação, entendemos todo o contexto, que é interessante.
O ponto alto da história é bem no final mesmo, nos deixando intrigados para a continuação da história.
     Sei que essa resenha pode ter te desanimado, se o que você esperava era descobrir que o livro tem muita ação e suspense. Mas, se você tem vontade, leia. Não se deixe levar apenas pelos pontos negativos. E se preferir, assista à série também, pois é maravilhosa.
    The 100 é o primeiro livro da série. O segundo, "Dia 21", vai ser lançado no Brasil no primeiro semestre desse ano.

Título original: The 100
Título: The 100 - Os Escolhidos
Autor(a): Kass Morgan
Editora: Galera
Páginas: 288
Capa: Brochura
Ano: 2014
Classificação: 3/5 Milk shakes


Livro x Série 

     O livro, como eu já disse acima, é interessante e esclarecedor. Mas é um pouco parado. Já a série de tv é o contraste. Tem ação na maior parte, dando espaço também para romance, e conflitos entre os próprios personagens.
Para quem leu o livro primeiro, não sentiu tanta falta de ação; mas para quem conheceu a série antes, vai achar totalmente parado.
     Os contrastes entre os dois estão muito claros. O livro inteiro é basicamente retratado em alguns episódios da primeira temporada. Além de que muitos personagens do livro não existem na série, como a Glass e o Luke. E muitos personagens da série não existem no livro, como o Finn, Raven, Abby, Marcus, entre muitos outros. E ainda por cima, o desenvolvimento e o destino de muitos personagens são completamente diferentes.
     Eu particularmente gosto mais da série. Me prendeu desde o primeiro episodio, é viciante. E o elenco é maravilhoso!


Atualmente, The 100 está na sua segunda temporada. E a terceira já foi confirmada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário