quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Resenha: Mentes Sombrias

  Mentes Sombrias, de Alexandra Bracken



      A autora Alexandra Bracken traz em Mentes sombrias um magnifico enredo sobre a aventura de 4 adolescentes que, depois que uma doença mata a maior parte da população infantil do país, as crianças que sobrevivem ao vírus ganham poderes e acabam sendo encaminhadas para campos de concentração construídos pelo governo, onde são mantidas e definidas por cores, cada qual com seu poder.

Ruby é a adolescente que protagoniza essa trilogia, que só o primeiro livro foi publicado no Brasil, infelizmente. Ruby é mandada para um campo de concentração aos 10 anos, onde é obrigada a fazer trabalhos sem descanso, 6 anos depois consegue fugir. A envolvente trama se desenrola em romances, como o de Liam e Ruby.

O grupo que ela encontra para a sua jornada, a ajuda a chegar a um objetivo depois de conseguir sair de Thurmond, o campo de concentração. Liam, Bolota e Zu buscam um lugar seguro para as crianças. Primeiro vamos falar do Liam, um azul, que possui o poder de controlar objetos com a mente, é bondoso, lindo, inteligente e o mais novo amor de Ruby, ele é o personagem mais incrível dessa história e não tem como não amá-lo da mesma forma como não é possível essa história existir sem ele, pois ele é o que dá cor a esse livro. Temos Zu, que é uma garotinha de nove anos, amarela, que controla a eletricidade, é bem peculiar e um dos brilhos do livro, encantando o leitor sendo diferente e surpreendendo-nos. E Bolota, que também é um azul, e que na maioria do tempo causa conflitos no grupo por causa da nova integrante, mas tudo o que ele faz é apenas para proteger aqueles que ele começou a ver como uma família. Esse grupo de personagens é apaixonante, tudo o que você faz é torcer por eles e querer que tudo de certo, mas aparentemente não é o que a autora tem em mente, pois ela consegue os fazer sofrer e não apenas eles, nós leitores também.

Clancy também é um dos personagens existentes na historia, não direi qual o seu papel no livro, terá que descobrir por si só. Mas estou citando, porque apesar de termos personagens incríveis como todos que já citei existe um em que os meus sentimentos em boa parte do livro foram conflitantes. Se analisarmos podemos facilmente ver que é uma distopia como todas as outras, mas tem um algo a mais, uma surpresa para o leitor que mostra exatamente o que seria se uma distopia de fato existisse.

Trailer do livro abaixo:




Resenha por: Bruna Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário