sábado, 17 de janeiro de 2015

Resenha: Coração de Tinta

            Coração de Tinta é um livro escrito por Cornelia Funke e publicado pelo CIA das Letras.



            Mo (Mortimer) é um restaurador de livros que vive com sua mulher e filha, Meggie.
            Numa noite fatídica, Mortimer lia um livro chamado Coração de Tinta para sua mulher, Theresa, e sua filha quando, de repente, Resa desaparece. Junto com ela o gato da família some também e Mo se desespera. Enquanto procurava por Theresa ele descobre que três dos personagens de Coração de Tinta saíram do livro, e Theresa entrou.
            O terrível vilão Capricórnio, seu comparsa Basta e o engolidor de fogo Dedo Empoeirado somem no mundo real e não aparecem durante muito tempo.
            Mo nunca mais leu em voz alta, e sua filha Meggie, uma leitora voraz agora com 12 anos não sabe a causa disso, já que não se lembra do que ocorreu e seu pai não lhe diz nada sobre isso e sequer fala sobre sua mãe.
            Em uma noite chuvosa Dedo Empoeirado aparece e diz que Capricórnio quer o que eles chamam de Língua Encantada; pessoas que tem o poder de tirar personagens de livros apenas com o poder da própria voz, para tirar o maior vilão do livro, Sombra, e trazê-lo para a vida real, pois ele pretende dominar o nosso mundo.
            Mortimer então pega Meggie e junto com Dedo Empoeirado (que a coisa que mais deseja em todo o mundo é poder voltar para sua história) vai até a casa de Elinor, tia de Theresa, que contém uma casa cheia de livros e acaba se afeiçoando a família.
            Dedo Empoeirado trai Mo e rouba o livro Coração de Tinta para entregá-lo nas mãos de Capricórnio, em troca do vilão levá-lo de volta para casa. Como esperado de um arque-vilão, Capricórnio não cumpre com o prometido e captura Mo, Meggie, Elinor e mais tarde o escritor de Coração de Tinta, para que possa retirar o vilão do livro, já que o Língua Encantada que ele possui é gago e os personagens que ele retira, sempre acabam saindo com algum defeito (ele por exemplo, retira Resa do livro, mas a mulher sai muda).
            Com a ajuda do escritor, Meggie - que descobre ser uma Língua Encantada assim como o pai, quando retira o cão de Dorothy, Totó, de dentro de O Mágico de Oz - precisa achar um jeito de impedir Capricórnio de realizar seu plano e dominar o mundo real.
            Este livro passa o amor pela vida e indecisão de Dedo Empoeirado, que tem a oportunidade de saber o final de sua própria história, mas não possui coragem para fazê-lo. O amor incondicional por livros da família de Língua Encantada e o poder das palavras e do amor. 
            A trilogia Mundo de Tinta é uma leitura indispensável e maravilhosa, muito bem escrito e contagiante. Cornelia Funke acertou em cheio ao usar o sonho de qualquer leitor voraz como trama de sua história, afinal, quem não gostaria de poder tirar seus personagens favoritos dos livros conversar com eles? Mas ela mostra também que nem tudo que reluz é ouro; "com um grande poder, vem uma grande responsabilidade".
            Enquanto lia, admito que pensei; "será que não somos apenas uma história, num livro empoeirado guardado no fundo de uma estante velha?", e admito também que, desde que li essa trilogia, leio em voz alta sempre que posso, e obrigo algumas pessoas a me ouvirem ler! Não seria ruim se Tobias Eaton, Jace Wayland ou Percy Jackson aparecessem na minha frente ;D.
            Os personagens são devidamente explorados e situados, sendo cada um tão importante quanto o outro, e até mesmo os pequenos que podem aparentar não ter importância, vão surpreender.
            Coração de Tinta possui uma adaptação cinematográfica lançada em 2008, com o famoso Brendan Fraser (da imagem abaixo) interpretando Mo.






                       Segue abaixo o trailer dublado do filme Inkheart:






 O.B.S: A trilogia Mundo de Tinta é composta por; Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta; 



           

Livro: Coração de Tinta
Autora: Cornelia Funke
Editora: CIA das Letras
Data de Lançamento: 23 de Setembro de 2003
Quantidade de Páginas:
Título Original: Tintenherz

Classificação: 5/5 estrelas


Escrito por: Ana Luiza Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário