terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Resenha: Um Dia, de David Nicholls

UM DIA 
Vinte anos, duas pessoas.



    Um dia é um romance dramático, escrito pelo britânico David Nicholls. Conta a história de Emma e Dexter, dois jovens que se conheceram na faculdade. Emma sempre sentiu algo por Dexter, mas não era correspondida. Dexter era um aluno rico e "popular", enquanto Emma era pobre e introvertida. No dia da formatura, eles acabam a noite juntos - conversando apenas - e depois disso, passam a ter mais contato e se tornam grandes amigos.
    Dexter e Emma seguiram rumos totalmente diferentes. Dexter se tornou professor de inglês, enquanto Emma trabalhava muito para tentar realizar seu sonho. Isso fez com que perdessem um pouco de contato, porém ainda o mantinham através de cartas e ligações.
    Todo dia 15 de julho - o dia em que se conheceram - eles se encontravam e comemoravam o "aniversário de amizade".
Mas, o tempo foi passando e eles tiveram de seguir com suas vidas.

Passaram-se uns anos e  Emma ainda era apaixonada por Dexter, mas ao perceber que ele não sentia o mesmo por ela, se envolveu com outras pessoas. Porém, ainda tinha esperança de que um dia eles ficariam juntos.
Até que um dia, Emma recebe uma notícia inesperada: Dexter irá se casar.
Depois de muita reviravolta, eles voltam a se ver e Dexter finalmente percebe seu sentimento por ela. Mas será que é tarde demais? Será que ela ainda sente o mesmo por ele? Será que eles estão dispostos a começar uma nova história?


"Lá estava ela, depois de quatro anos vagando em um deserto romântico, finalmente, na cama com alguém de quem ela gostava, de quem gostara desde que o tinha visto pela primeira vez numa festa em 1984, e que em poucas horas estaria indo embora. Provavelmente para sempre."


Um dia é um livro emocionante e cheio de surpresas. A narrativa é feita na terceira pessoa, o que torna a história mais comovente, pois conseguimos entender os dois lados, os dois personagens.
É um romance moderno, sem cliché, que faz a leitura ser mais divertida e intrigante.


"Mas no caminho vou passar no correio e mandar esta carta antes que eu desista. Não que ache que vir aqui é uma má ideia - não é, é uma grande ideia e você deve vir -, mas porque posso ter falado demais. Desculpe se isso a deixou perturbada. O principal é que penso demais em você, só isso. Dex e Em, Em e Dex. Pode me chamar de sentimentaloide, mas não tem ninguém no mundo que eu mais gostaria de ver com desinteria."


Por mais que a história seja demorada, vale a pena ler e se envolver nesse romance, pois o desfecho é emocionante. Mais que uma simples história de amor, é uma lição de vida.



 Um dia ganhou adaptação cinematográfica em 2 de dezembro de 2011. Contou com a participação de Anne Hathaway, Jim Sturgess, Patricia Clarkson, entre outros. O filme rendeu mais de 12 milhões de dólares nos Estados Unidos.




Livro: Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Civilização/Intrínseca
Ano de lançamento: 2011/2012
Quantidade de páginas: 320
Título original: One Day
Classificação: 4.5





Nenhum comentário:

Postar um comentário