segunda-feira, 20 de julho de 2015

Sherlock v.s Elementary

Batalha de Séries 






                Não é difícil encontrar em qualquer esquina pelo menos um fã do detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, chamados “sherlockianos”. Até mesmo para os que não são leitores assíduos das obras de Arthur Connan Doyle, o nome não se passa despercebido
                Como um desses fãs, eu não poderia deixar de ver as obras televisavas inspiradas em seus livros. Sendo assim, resolvi postar aqui minha opinião sobre Sherlock (transmitida pela BBC) e Elementary (transmitida pela CBS), ambas ainda em transmissão.

           

Fidelidade


                Para isso, é necessário ter lido os livros, e como já li quase todos, me sinto segura para dizer que Sherlock é incrivelmente fiel as histórias. Cada episódio é respectivo a um livro, seguindo a ordem cronológica e tem em média uma hora e meia de duração (como um filme). É claro que, por ser uma adaptação que se passa no século 21, houverem boas mudanças (por exemplo, o primeiro livro se chama “Um Estudo em Vermelho”, e o primeiro episódio, que tem o enredo desse livro, chama-se “Um estudo em Rosa), mas nada drástico, que “peque” na história.
                Já Elementary não segue os livros, e se passa em Nova York, o que particularmente me desagradou, afinal, para mim, Londres tem um charme vitoriano especial, algo próprio e marcante. Além disso, Watson é uma mulher. Sobre isso tive sentimentos conflitantes, gostei de terem posto uma mulher para ter esse papel tão importante ao lado do detetive, uma amostra do que as mulheres são capazes, mas ao mesmo tempo não vi necessidade. Poderiam ter deixado John Watson como um homem, por ser inspirado em um clássico.
                Ambas as séries fizeram algo que achei bem interessante. Mostraram o fato de Sherlock Holmes usar drogas (Elementary bem mais que Sherlock, já que nesta primeira ele é um ex-viciado). Para quem não leu, no primeiro livro, John cita que o detetive usa cocaína, mas apenas para “distração” e não chega a se viciar, algo que não é visto em determinadas adaptações literárias e cinematográficas, que poucas pessoas sabem. (perguntei até mesmo para vários amigos se sabiam sobre o uso de drogas por Sherlock e todos disseram que não). 

Atuação 

                Nesse caso, posso dizer apenas como telespectadora, já que nada sei sobre atuação em quesitos profissionais, mas como fã, 
                Posso não ser uma pessoa lá muito boa para julgar a atuação de Benedict Cumberbatch (de Sherlock), já que sou uma grande fã dele como ator, mas, sendo imparcial, posso dizer que ele fez muito bem em dar humanidade para Sherlock Holmes, já que para mim, o personagem é mais humano nos livros do que comumente representado nas adaptações .
                Jonny Lee Miller (de Elementary) também não fica para trás. Como personagem, não gostei da maneira que Sherlock foi posto (acho que em vez de parecer um gênio problemático, acabou por parecer mais problemático do que gênio), mas seguindo essa maneira que foi imposta pelo roteiro e direção ele realmente fez bem, interpretando de maneira digna esse detetive muito problemático.
                Enquanto os Sherlock foram ambos muito bons, não posso dizer que senti o mesmo com os Watson. Acho Lucy Liu (de Elementary) uma ótima atriz, mas não acho que ela tenha ficado boa nesse papel. “Ah, porque ela é asiática?”, não, óbvio que não! Quando digo isso não estou querendo dizer aparentemente, mas sim por sua atuação, não senti segurança nem mesmo a essência do inseparável companheiro de Holmes nela.
                Já para Martin Freeman (de Sherlock), achei que ele coube perfeitamente para o papel e sua atuação foi tão boa quanto a de Benedict Cumberbatch,mostrando que ambos tem química nas telas, tornando maravilhoso assisti-los contracenarem.

Aparência


           Nesse caso, não estou me referindo somente à aparência física dos personagens, mas também figurinos, cenários, etc., e acabamos voltando parcialmente para a questão “fidelidade”.
                Os figurinos de Sherlock (do Sherlock, mais especificamente) são muito cativantes apesar de simples, da mesma forma que os de Elementary, mas acredito que em Sherlock, por se passar em Londres, com todo aquele cenário típico e tudo o mais, não posso deixar de me sentir mais cativada pela aparência dessa série.
                A 221B, de Sherlock infelizmente ficou mais parecida com o que eu imaginava do que a de Elementary, na verdade achei que a de Elementary ficou... ruim. Bom, eu não gostei, ficou como um lugar abandonado ou algo do tipo, simplesmente não fez sentido (na minha opinião), além do fato de que se passa em Nova York também não ajudou na aparência da série.

              Bom pessoal, é isso. Não vou dar "vencedor" para essa batalha, vocês podem assistir e decidir por si mesmos :D, mas acredito que pelo que escrevi, vocês já sabem qual é o meu hehehe

Sherlock para assistir no Mega Filmes HD

Elementary para assistir no Mega Filmes HD


Ana Luiza Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário